
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) recuperaram 324 veículos durante a Operação Hircus IX, concluída na última sexta-feira (19). Avaliados em mais de R$ 6 milhões, os veículos foram apreendidos em diferentes cidades do estado e fazem parte da maior ação já realizada no Maranhão contra fraudes veiculares.
A ação foi dividida em duas fases. A primeira ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro, em pátios de veículos de São Luís, Presidente Dutra e Caxias. A segunda foi realizada entre 10 e 18 de setembro e alcançou mais de 20 municípios.
A edição de 2025 da Operação Hircus alcançou números inéditos:
- 324 veículos recuperados, entre motocicletas, automóveis, caminhonetes, motonetas, camionetas e um caminhão. O total estimado dos bens recuperados ultrapassa os R$ 6 milhões, reforçando a dimensão econômica do prejuízo evitado às vítimas;
- Cerca de 9.700 consultas veiculares foram realizadas, demonstrando a complexidade do trabalho desenvolvido;
- 57 pessoas conduzidas à Polícia Civil para prestarem esclarecimentos;
- Identificação de veículos com registro de roubo e furto em outros estados, que eram adulterados e trazidos para serem vendidos no Maranhão, com predominância de motocicletas.
Entre os veículos, estavam 20 automóveis, 1 caminhão, 277 motocicletas, 16 motonetas, 2 camionetas e 8 caminhonetes. Em Matinha, a polícia localizou um caminhão roubado em Balsas em julho de 2024, que circulava com placas clonadas e sinais de adulteração.